Quais as causas da piora da situação de saúde no Brasil?

Neste ano já é possível verificar que nos anos de 2016 e 2017 o país experimentou uma inflexão negativa em indicadores que vinham melhorando já há mais de vinte anos

Quais as causas da piora da situação de saúde no Brasil?

Neste ano já é possível verificar que nos anos de 2016 e 2017 o país experimentou uma inflexão negativa em indicadores que vinham melhorando já há mais de vinte anos

Como explicar isso? Embora sejam eventos muito recentes, eles têm sido consistentes por dois anos consecutivos e ainda não dá para afirmar qual será o comportamento de 2018. outros indicadores podem ser adicionados a esses ilustrados no infográfico, como mortalidade materna, mortes por sífilis congênita, etc. o que está ocorrendo?

Com certeza, apesar do que se critica o SUS, nos últimos anos e, em particular graças à Estratégia da Saúde da Família, fortalecida por políticas sociais como o bolsa Família e medidas como as que garantem acesso a água tratada à população urbana (esgoto continua a ser um desastre), a saúde da população melhorou e todos os indicadores e estudos comprovam isso. O grupo de epidemiologistas do Instituto de Saúde Coletiva da UFbA tem publicado os resultados de suas pesquisas e demonstrado essas consistentes quedas. E estas melhorias não se referem aos anos mais recentes, e sim remontam a meados dos anos 90. No entanto, houve uma reversão nestes dois anos.

Certamente, uma tentativa de explicar será sempre parcial, mas com certeza houve uma retração no financiamento federal que tem sido seguidamente denunciada pelo Conselho Nacional de Saúde e que aparece mascarada com o jogo contábil dos restos a pagar que não são executados e com a retração do financiamento, em particular dos estados. Portanto, o financiamento que sempre foi um calcanhar de Aquiles do SUS piorou junto com a crise nacional vivida nestes últimos anos.

Mas o componente mais importante dessa crise sanitária é de governança – existe uma lassidão no Estado e na sociedade. Como explicar a queda dos índices vacinais sem envolver as responsabilidades do Estado e dos cidadãos? Essa é uma situação inaceitável pela qual todos terão que responder perante a história. Muitos morreram e estão sofrendo por essa inépcia governamental que deve ser denunciada e cobrada.

Por Gonzalo Vecina Neto - Dez/2018
Protocolo de sedação
Bate-papo com gestores de qualidade

Publicações similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu